sábado, 25 de julho de 2020

A importância da música na educação infantil Nos dias atuais observa-se uma grande quantidade de crianças que apresentam dificuldades de concentração, problemas na coordenação motora e certo bloqueio ao aprender algo novo. Algumas apresentam dificuldades que impedem o bom desempenho na sala de aula. Outras, porém, podem ser vistas como crianças que nunca superarão essas dificuldades. O que nem sempre é verdade, pois existem diversos recursos úteis aos educadores e podem auxiliar as crianças a desenvolverem as habilidades necessárias para que o processo ensino aprendizagem seja efetivo. Nesse contexto, a música torna-se um grande aliado do professor, pois é um instrumento de aprendizagem que favorece a cognição, criatividade, afetividade, psicomotricidade, cooperação, comunicação entre outros. Segundo o Referencial Curricular (1998) a criança tem contato com a cultura música desde os primeiros anos de vida, aprendendo as tradições da música. Assim, brincar de roda, cantar, realizar brinquedos rítmicos etc. Essas atividades despertam e estimulam o gosto pela música e também podem contribuir para o desenvolvimento da expressão, englobando desde a ―esfera afetiva, estética e cognitiva.‖ As atividades musicais trabalham muitas capacidades e habilidades nas crianças, desde coordenação motora, percepção visual, auditiva, atenção, memória, entre inúmeras outras habilidades que são essenciais para o desenvolvimento integral da criança. Segundo o RFERENCIAL CURRICULAR, 1998, P.49) ―A linguagem musical é excelente meio para o desenvolvimento da expressão, do equilíbrio, da autoestima e autoconhecimento, além de poderoso meio de integração social.‖ São inúmeros os benefícios que a música traz para a aprendizagem, pois ela abre um leque para todos os demais conhecimentos que deverão ser ensinados. No entanto é importante que o professor esteja atento para não dar ênfase ao conteúdo, esquecendo-se de trabalhar os aspectos musicais. Ainda segundo o Referencial Curricular (1998) a música permite um trabalho de integração a outras áreas, já que ela está em contato direto com outras linguagens expressivas e isso possibilita a realização de projetos integrados. No entanto, faz-se necessário cuidado para não ―deixar de lado o exercício das questões especificamente musicais.‖

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