domingo, 21 de junho de 2009

A arte


..."A arte está diretamente vinculada ao crescimento intelectual da criança e jamais poderia ser dispensada do processo de educação. A arte como desenvolvimento do homem, como processo de educação, não é estanque nem especialidade; integra-se num todo em que pesam movimento, forma, rítmo, som, expressão oral etc. A arte é, para a criança, uma comunicação consigo mesma; é a seleção de fator e do seu meio com os quais ela se identifica e a organização deles num todo novo e com sentido próprio. É importante para o seu processo mental, para o seu desenvolvimento perceptivo e, também, para a progressiva tomada de consciência social, e o desenvolvimento da capacidade criadora e da sensibilidade estética...."


A arte como estímulo


"...o crescimento ou expansão do homem vai impondo novas teorias do conhecimento, ao passo que nas disciplinas chamadas a "artísticas" são linguagens que fazem parte da natureza do homem, da sua capacidade de expressar. Simplesmente, quando se faz teatro, música, ou dança "com a criança" ou "para a criança", estamos atingindo a natureza do homem. A arte é o fator primordial no desenvolvimento de todo o indivíduo, de toda comunidade. E, como parte dessa comunidade, é importante que a criança participe de todas as manifestãções artísticas, para que nela se desenvolva o interesse pelas diversas formas de arte..."
"...Mário de Andrade nos diz, em sua Pequena história da música: "O que a gente pode afirmar, com certeza, é que os elementos da música, o som e o rítmo, são tão velhos como o homem. Este os possui em si mesmo os movimentos do coração, o ato de respirar já são elementos rítmicos, o passo já organiza um rítmo e as mãos podem determinar todos os elementos do rítmo. E a voz produz o som..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário